quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

USO BICICLETA

A falta de ciclovias ainda é um problema para quem anda de bicicleta em Salvador. O ciclista coloca a vida em risco ao trafegar nas principais avenidas da capital baiana. Dividir espaço entre carros e ônibus não é uma tarefa fácil para quem anda de bicicleta em Salvador. Seja por lazer ou como transporte alternativo, é preciso tomar alguns cuidados para transitar com segurança, como destaca Lúcia Saraiva, funcionária pública e líder do grupo Amigos de Bike. O Brasil já possui uma frota de 36 milhões de veículos que despejam no meio ambiente 90% dos gases poluentes e de efeito estufa. Por este motivo as bicicletas, que não precisam de combustível para realizar a locomoção das pessoas, são uma peça chave no combate à poluição nas grandes cidades. Para que cada vez mais pessoas utilizem este meio de transporte, Lúcia Saraiva dá algumas dicas, baseadas no código de segurança do ciclista, para que os riscos de quem anda de bicicleta no trânsito sejam diminuídos; Para Mário Sérgio, funcionário de uma loja especializada em bicicletas, a procura nas lojas tem aumentado, e não só por jovens. Os idosos também tem preferido manter a forma através das pedaladas. Para ele a falta de segurança é um dos perigos encontrados pelos ciclistas em Salvador. http://www.irdeb.ba.gov.br/jornaleducadora/?p=2385